top of page

A tenda do espetáculo

  • Foto do escritor: Thiago Medeiros
    Thiago Medeiros
  • 7 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura

A espetacularização é um artifício utilizado nas relações interpessoais desde a antiguidade, como forma de aumentar a força persuasiva de quem a utiliza. Foi assim com os faraós, com os césares, é assim que mágicos e ilusionistas fazem até hoje, sacerdotes das mais variadas religiões também se utilizam desses, adolescentes se tornam populares na escola assim e no meio político não podia ser diferente.

O espetáculo tem uma longa história de relacionamento com o poder político e esse relacionamento ajudou a definir a forma de organização da nossa sociedade e até mesmo o nosso modo de agir.

Portanto meus amigos, o espetáculo deve ser compreendido como inerente à sociedade humana e, por conseguinte, presente em praticamente todas instâncias e práticas sociais, dentre elas, claro, o poder político e a política. “A política virou um espetáculo midiático”: é a frase que se ouve para e todo lado, direita, centro e esquerda.

É um fato que temos um circo montado todos os dias, e o ingresso é a nossa vida, que fica a mercê das decisões que são tomadas por pura ideologia, ou porque simplesmente fazem parte de um jogo.

A arena desse espetáculo tem sido os meios de comunicação, cada um com seu papel. A TV procura ser mais séria, mas não se espante quando digo que ela tem papel fundamental na construção do espetáculo, porém é secundária para o todo. O canal principal para a montagem do espetáculo no qual nós somos meros espectadores são as redes sociais.

Lá assistimos os políticos em meio a uma pandemia espalharem fake News, falarem besteira, atacarem uns aos outros, enquanto vivemos dessa forma, a pandemia sorri para tudo isso. As narrativas tóxicas, carregadas de ideologia tem entorpecido o verdadeiro debate, paramos de reparar no que importa e estamos focados em enxergar a fofoca, a briga e até acreditar que temos um papel nisso tudo (compartilhar, comentar, curtir), isso é uma falsa sensação de pertencimento.

A curiosidade corrói a vasta maioria da opinião pública. Essa curiosidade nos chama para entrar no espetáculo, e pagamos muito caro para ter acesso, pagamos impostos e recebemos de volta um péssimo serviço do Estado. Mas parece que quando o espetáculo da guerra ideológica começa somos felizes em assistir, tem alguns que até torcem para que tudo dê errado somente por posicionamento político.

Hoje serei breve, deixo um alerta! Nenhum dos poderes políticos do nosso País tem sido exemplo de Gestor ou Líder, isso é fato! Que tenhamos cuidado com as narrativas tóxicas e possamos focar no verdadeiro problema pelo qual estamos passando. Essa é uma reflexão para todos, indivíduos, políticos e também para a mídia.

 
 
 

Comments


bottom of page